Moradia Socas II, Lagoa

A proposta parte da formação de dois volumes que se articulam entre si. O volume a poente alberga o anexo (engloba um espaço de arrumos, garagem e apoio à exploração agrícola) e as áreas socias. O volume a nascente corresponde às áreas privativas, dos quartos. Para potenciar a exposição solar a sul, todos os espaços orientados para esta vertente, estão munidos de grandes envidraçados. As palas exteriores, em contraste com os paramentos verticais, controlam a incidência da luz solar sobre os grandes vãos envidraçados, e protegem os passadiços contíguos à moradia. A moradia “abre-se”, no entanto, para diferentes áreas do terreno, tendo em conta o sistema de vistas, o ruído e a privacidade, enriquecendo o percurso interior do utilizador.

Tanto o acesso pedonal como automóvel à propriedade são feitos na vertente poente do terreno. Junto ao muro norte, na continuidade do anexo, sugere-se o estacionamento descoberto de até 6 viaturas. A garagem tem capacidade de estacionamento de 2 viaturas de e ainda máquinas para exploração agrícola.

A entrada ao interior da moradia é feita pela fachada norte e está evidenciada pelo plano de pedra basáltica saliente do plano da fachada. Esta entrada define o eixo separador entre as áreas técnicas e as áreas sociais.